domingo, 1 de maio de 2011

AFINAL, O QUE É SER JOVEM?



Ser jovem é amar a vida, cantar a vida, abraçar a vida, perdoando até as pedras das que a vida nos joga em rosto. 

Ser jovem é ter altos e baixos, entusiasmos e desalentos. É vibrar com os momentos bons e passar por cima do que nos machuca, com um sorriso fácil apagando os percalços. 

Ser jovem é apiedar-se dos mais fracos, não ter vergonha de fazer um sinal da cruz em público, cantarolar uma canção em pleno ônibus. E apreciar uma piada gostosa. 

Ser jovem é escrever diário, às vezes. Copiar poesias de amor e remetê-las ao namorado, à namorada, com assinatura própria. 

Ser jovem é compadecer-se de quem sofre, com aquela vontade imensa de fazer o milagre da cura, de restituir a saúde àqueles que a gente estima e ama. 

Ser jovem é beber um lindo pôr-do- sol, ar livre e noites estreladas. Não se intrometer na vida alheia, fazer silêncios impossíveis, ficar ao lado das crianças, gostar de leitura, Ter ódio de guerra e de ser manipulado. Ser jovem é Ter olhos molhados de esperança e adormecer com problemas, na cer teza de que a solução madrugará no dia seguinte. 

Ser jovem é amar a simplicidade, o vento, o perfume das flores, o canto dos pássaros. Ter alegria ao dramático, ao solene. E duvidar das palavras. 

Ser jovem é vibrar um gol do time, jogar na loteria esportiva, emocionar-se com filmes de ternura e simpatizar secretamente com alguém que a gente viu só de passagem. 

Ser jovem é pla nejar praias no fim do ano, sonhar com um giro pela Europa e uma esti cada pela Disneylândia... algum dia. 

Ser jovem é sentir-se um pouco embaraçado diante de estranhos, não perder o hábito de encabular, tremer diante de um exame e detestar gente gritona e resmunguenta. Ser jovem é continuar gostando de deitar na grama, caminhar na chuva, iniciar cursos de inglês e violão, sem jamais terminá-los. 

Ser jovem é não dar bola ao que dizem e pensam da gente. Mas irritar-se, quando distorcem nossas melhores intenções. 

Ser jovem é aquele desejo de fazer parar o relógio, quando o encontro é feliz, quando a companhia é agradável e a ventura toma conta do nosso ser. 

Ser jovem é caminhar firme no chão, à luz dalguma estrela distante. 

Ser jovem é avançar de encontro à morte, sem medo da sepultura e do que vem depois. 

Ser jovem é permanecer descobrindo, amando, servindo, sem nunca fazer distinção de pessoas. 

Ser jovem é olhar a vida de frente, bem nos olhos, saudando cada novo dia, como presente de Deus. 

Ser jovem é realimentar o entusiasmo, o sorriso, a esperança, a alegria, a cada amanhecer.. 

Ser jovem é acreditar um pouco na imortalidade, em vida. É querer a festa, o jogo, a brincadeira, a lua, o impossível. 

Ser jovem é ser bêbado de infinitos que terminam logo ali. É só pensar na morte, de vez em quando. É não saber nada e poder tudo. 

Ser jovem é gostar de dormir e crer na mudança. É meter o dedo no bolo e lamber o glacê. É cantar fora do tom, mastigando depressa, mas engolir devagar a fala do avô. 

Ser jovem é embrulhar as fossas no celofane do não faz mal. É crer no que não vale a pena , mas ai da vida se não fosse assim. Ser jovem é misturar tudo isso com a idade que se tenha, trinta, quarenta, cinqüenta, sessenta, setenta ou dezenove. É sempre abrir a porta com emoção. É abraçar esquinas, mundos, luzes, flores, livros, discos, cachorros e a menininha, com um profundo, aberto e incomensurável abraço feito de festa, dentes brancos e tímidos, todos prontos para os desencontros da vida. Com uma profunda e permanente vontade de ser" 

(Artur da Távola)

Atenciosamente, 

--
Equipe Jovem! 
(contatojovem2011@gmail.com)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário